*
Práticas de Alfabetização e Letramento segundo a BNCC |
60h |
Reflexão Sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o Melhor Método de Alfabetização Para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O Que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo Sobre a Formação de Professores. |
*
Produção de Textos e Apropriação da Escrita |
60h |
A História dos Processos da Apropriação da Escrita (A questão da apropriação da escrita; Etapas do processo de construção da escrita; Conceitos de Alfabetização; Conceitos de Letramento; Reflexão sobre a prática pedagógica docente; A competência do professor); Práticas Pedagógicas |
*
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais |
60h |
O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. |
*
Educação Infantil na Contemporaneidade |
60h |
A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade. |
*
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento |
60h |
O Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|