*
AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida |
60h |
Deficiência e Mobilidade Reduzida; Introdução e Conceitos Relativos ao Tema; Deficiência e Mobilidade Reduzida (Parte II); Acessibilidade; Comunicação; Deficiência e Mobilidade Reduzida (Parte III); Deficiências Físicas; Educação.
|
*
AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira |
60h |
A Deficiência Visual; Educação para Deficientes Visuais; A Cegueira; A Baixa-Visão; A Construção da Educação; Ensino Especial e a Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; A Pratica da Educação Física; O Estudo de Artes; Recursos Pedagógicos; O Design e o Tato; Percepção Visual; O Som; Jogos para Inclusão; Braile.
|
*
AEE para Deficiência Intelectual |
60h |
Deficiência Intelectual; Importância do Estudo da Deficiência Intelectual; Síndromes onde a Deficiência Intelectual é Manifestada; O Trabalho e as Deficiências Intelectuais; A Inclusão das Crianças com Necessidade de Atendimento Educacional Especializado; A Inclusão da Criança com Necessidades Especiais; A Educação Especial na Sociedade Contemporânea; Educação Especial na Sociedade Atual; Transtornos da Linguagem. |
*
AEE para Deficiência Auditiva e Surdez |
60h |
Compreendendo a Deficiência Auditiva e a Surdez; O Sistema Auditivo e a Audição; O Ouvido Humano; A Fisiologia da Audição; A Deficiência Auditiva e a Surdez; Definições e Distinções; Perdas Auditivas: Tipos, Causas e Consequências; Diagnóstico da Perda Auditiva; História e Legislação da Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdez; Breve Histórico da Educação de Deficientes Auditivos e Surdos; Concepções, Abordagens e Paradigmas Históricos da Educação para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Abordagem Oralista; Abordagem da Comunicação Total; Abordagem Bilíngue; A Legislação e Políticas Públicas no Brasil Ligadas aos Deficientes Auditivos e Surdos e à Educação dessa População; A Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdez no Brasil; Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Situações Didático-Pedagógicas no AEE em Libras na Escola Comum; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o Ensino de Libras; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o Ensino da Língua Portuguesa; Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) para o Atendimento Educacional Especializado.
|
*
AEE para Deficiências Múltiplas |
60h |
Neurociência versus Educação; Contextualização de Desenvolvimento Humano; As Deficiências Múltiplas Frente ao Desenvolvimento Humano; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; O que são Teorias de Aprendizagem?; Da Visão de Ausebel, Bruner, Vigostsky e Piaget em Relação às Teorias de Aprendizagem; Sistema Límbico versus Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem (Dislexia); Transtornos de Aprendizagem (Discalculia).
|
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|