*
Teorias e Práticas da Educação Infantil |
60h |
Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. |
*
Ciências Neurológicas |
60h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
*
Neurociência e Aprendizagem |
60h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
*
Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar |
60h |
Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem - O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. |
*
Estratégias de Ensino Pelo Lúdico |
60h |
Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|