*
Ciências Neurológicas |
60h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
*
Autismo |
60h |
Autismo; Primeiro uso da palavra e evolução dos estudos; Epidemiologia; Sinais do autismo; Características; Diagnóstico; A Classificação CID-10 ? Transtornos Globais Do Desenvolvimento E A Preparação Para CID-11; A Classificação No DSM-5 ? Transtorno Do Espectro Autista; Os critérios diagnósticos do DSM-5 para o autismo; Avaliação Diagnóstica; Desafios familiares; A equipe interdisciplinar; Direitos Das Pessoas Com Autismo. |
*
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
60h |
Descoberta e Evolução: do Autismo ao Transtorno do Espectro Autista (TEA); Comorbidades; Classificação da CID-10 e o Transtorno do Espectro Autista; Classificação DSM-5; A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF); O Impacto do(a) Filho(a) Portador(a) de TEA nas Famílias. |
*
TEA - Métodos de Intervenção |
60h |
TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children); Análise Aplicada do Comportamento (ABA); Sistema de Comunicação Através da Troca de Figuras (PECS); Outras Técnicas Para Trabalhar com o Portador de TEA; Psicofármacos; A Contenção Física. |
*
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
60h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto legal na educação especial; Aspecto social na educação especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência Biológica; Deficiência Social. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|